Carrinho

Tendências da restauração para 2024 por Paulo Amado

Lançamos agora as tendências da restauração para 2024. Sim, as louças ou superfícies especiais fazem parte mas já não são tendência e sim uma realidade, portanto caberá à Costa Verde continuar a fazer surgir peças especiais que rimem em antecipação com as ideias mais criativas dos chefes.

Uma das tendências está relacionada com o snacking. Pequenas porções maravilhosas, e não estamos a falar de petiscos nem tapas. Esses outros, afirmações culturais na maior parte. Estas pequenas delícias de comer à mão são a expressão da criatividade, esperançosamente. Por vezes a cozinha também se copia uma à outra, quero dizer que nem sempre estamos perante o autor- mas esse tema fica para outra ocasião. Ora, mão no alimento, boca aberta e pumm. Magia e surpresa. Estes pequenos pedaços que povoam os restaurantes com ou sem menus degustações são momentos de alegria para os comensais e por vezes testes para os cozinheiros. Com toda a informalidade, já os vi montados em pequenas árvores simulando frutos, escondidos em caixas e até em cima de pedras da calçada. Que belo momento criativo vive o nosso país. Que vontade de superação demonstram as cozinhas deste país fora.

Outra tendência tem a ver com um tema muito caro à gestão do restaurante. A necessidade de tomar medidas para combate aos no shows. Há pessoas que reservam e não podem cumprir a sua reserva ou não querem porque escolheram outro restaurante. Isso gera impossibilidade de uso da mesa para outros clientes e pode implicar desperdício de matéria prima. Por isto, os restaurantes já pensam em não aceitar reservas ou em cobrar valor através de cartão de crédito que obrigatoriamente se partilha através da reserva.

Mundo complicado este. Quem nos dera ter mais informalidade como noutros tempos tivemos, ou nem por isso?

 

Nascido em Olhão, frequentou o curso de direito, editou dois livros, foi jornalista, director de revista e é estudante de trompete. Fundou as Edições do Gosto e a Manja Marvila, espaço multicultural para gerar mudança social através da gastronomia. Preside ao Congresso dos Cozinheiros, Concurso Chefe Cozinheiro do Ano e Jovem Talento da Gastronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email