Carrinho

Perspetivas para 2024, por Fernando Garrido, da ADHP

Foto de Volkan Vardar na Unsplash

O início de um novo ano é sempre um momento de reflexão e planeamento! Com base nos indicadores públicos, percebemos que Portugal, alcançou os resultados de maior relevo da história do turismo nacional.

Segundo o Travel BI é expectável que o Revpar global país, ultrapasse os 15% e os proveitos globais em mais de 13 % face a 2022, sendo que os principais mercados emissores que mais evoluíram e ao mesmo tempo contribuíram para este crescimento foram, os EUA e Alemanha.

Esta evolução deveu-se ao facto de continuarmos a ser um destino de elevada procura Europeia, pela simpatia da população, bom tempo, mas mais que tudo pela segurança existente (distante dos conflitos militares).

De qualquer forma nem tudo é um mar de rosas, e deparamo-nos com problemas críticos que podem pôr em causa o futuro do turismo, como a incapacidade de resposta das estruturas que dão suporte ao turismo: aeroporto, ferrovia, hospitais, entre outros. Mas também por falta de habitação disponível para arrendamento e/ ou compra a preços acessíveis, que por sua vez condiciona a disponibilidade de recursos humanos, pondo em causa o funcionamento das unidades.

No entanto, se dúvidas houvesse sobre o futuro do turismo em Portugal, bastará olharmos para o panorama de crescimento do parque hoteleiro que se prevê para os próximos anos. No qual a origem dos capitais são maioritariamente de fundos de investimento, os quais apostam em destinos de desenvolvimento/ crescimento seguro, com elevadas taxas de rentabilidade a médio prazo.

A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, comprometida em trazer para a atualidade os temas de maior relevo, trará esta e outras temáticas a discussão nos próximos dias 21 e 22 de Março em Aveiro, no XX congresso da ADHP, em simultâneo com os únicos prémios que Distinguem e reconhecem os profissionais da hospitalidade, os Xénios.

Enquanto Presidente da ADHP, gostaria de convidar os amigos e clientes da Costa verde, a estarem presentes neste evento. Saiba mais aqui!

Juntos conseguiremos fazer a diferença e impulsionar o crescimento sustentável do sector hoteleiro em Portugal

Fernando Garrido – Presidente da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal

Licenciado em Direção e Gestão Turística e Hoteleira pelo Instituto Superior Politécnico Internacional e pós-graduação do doutoramento em Turismo, é desde maio de 2022, o Presidente da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal, onde entre 2013 e 2022 exerceu a função de Vice-presidente.

Desde fevereiro de 2022, é o General Manager do Olissippo Oriente, tendo transitado do Olissippo Marquês de Sá, o qual dirigiu entre 2019 e 2022. Anteriormente dirigiu o Hotel York House Lisboa, umas das unidades mais emblemáticas da cidade de Lisboa.

No currículo, conta ainda com a passagem pelo grupo Accor, onde desempenhou funções de Procurement Category Manager para a Accor Península Ibérica,  Assistente de direção de diferentes unidades do grupo, entre as quais o Mercure Lisboa e Figueira da Foz e o Novotel Setúbal, tendo assumido em simultâneo a responsabilidade do comité de restauração da marca Mercure em Portugal.

Atualmente, é, também, docente, na ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e de Gestão Turística no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email