Após o período pandémico colocaram-se vários pontos de interrogação sobre a evolução da procura turística – global e para Portugal. A verdade é que após um magnífico 2023, o presente ano promete manter-se ao mesmo nível, se não mesmo constituir um novo ano recorde.
A tendência de crescimento da procura e, talvez até mais importante, dos preços médios praticados, permitem antecipar um bom ano de 2024. Os primeiros números oficiais disponíveis (referentes ao 1º trimestre de 2024) apontam para um crescimento do número de dormidas de 3,1% face a 2023, sendo que o crescimento das dormidas provenientes do mercado internacional se situou nos 5,3% e do mercado nacional num decréscimo de -1,7%. Não tendo a oferta crescido ao mesmo ritmo decorre um aumento das taxas de ocupação e a possibilidade de aumento dos preços médios, como demonstra o aumento das receitas provenientes do alojamento em cerca de 15% quando comparado o primeiro trimestre de 2024 face a 2023. As perspetivas dos principais operadores nacionais apontam para um bom verão, mantendo assim a tendência de crescimento.
O primeiro semestre de 2024 fica marcado pela decisão relacionada com a localização do novo aeroporto de Lisboa, infraestrutura fundamental para a consolidação de Portugal enquanto destino. Mantém-se o forte interesse de investidores e operadores internacionais no setor hoteleiro em Portugal.
O principal desafio passa pela dificuldade em atrair e reter recursos humanos, sendo objetiva a necessidade de receber imigrantes com capacidade de dar resposta à procura.
Esperemos assim pelos números dos próximos meses para, mais uma vez, celebrar 2024 como o melhor ano de sempre do setor em Portugal!
Eduardo Abreu – Partner da neoturis.
A Neoturis é uma empresa de consultoria, estratégica e de negócio, direcionada para o acompanhamento do sector do turismo, entretenimento e lazer.
Em atividade desde Novembro de 2000, o objetivo é apoiar exclusivamente empresas, públicas e privadas, em iniciativas e oportunidades associadas ao sector.