
Quando se junta boa gastronomia e bem receber, é inevitável pensarmos em emoções, sentidos, experiências vividas ou até mesmo, as que queremos viver.
Não se pode pensar em restauração sem emoção, no entanto, é o fator racional que dá equilíbrio.
Apesar de tudo, é um negócio, sabemos que por trás de cada prato pode haver uma história, mas, por vezes, é necessário colocar as emoções à margem e pensar nos números. Infelizmente é assim, é preciso focar no que realmente coloca dinheiro no bolso e no negócio. Sem esse equilíbrio nada dura. Um restaurante pode tornar-se apenas uma casa muito boa que um dia fechou e ninguém sabe porquê.
O que nem sempre é fácil de mostrar, é que até esse equilíbrio entre o emocional e o racional, pode ser encantador. Muitas vezes, é precisamente no que não funciona que deve entrar a razão e no que funciona deve entrar a emoção.
Da mesma forma que por vezes temos de ser frios e racionais ao ponto de eliminar ou substituir um prato que só provoca dinheiro parado no negócio, também devemos meter toda a nossa emoção nos produtos que mais merecem, que mais retorno nos dão. É aqui que tudo muda, é aqui que metemos a dedicação e o coração para que tudo cresça.
Até mesmo naquele prato que nos dá margens de lucro interessantes e que a nossa maior vontade até seria que ele se torne no favorito entre os demais. Acredite ou não, é aqui que uma grande história como a da Costa Verde se cruza com a de qualquer restaurante, como? Justamente, juntando a razão e a emoção.
Muitas vezes, tudo o que um prato precisa para aumentar a sua popularidade, é de uma nova imagem, uma nova cara, só isso.
Um novo empratamento, apresentado numa nova porcelana, que valorize cor, textura e contraste, pode ser aquele empurrão que a nossa estrela precisa, e, no entanto… é tudo fruto de um equilíbrio feito de razão e muita emoção.

Hélder Santos – Co-Founder (à direita)
O Gerente, é uma empresa de consultoria de restauração que apoia os empresários a alcançar resultados através de um comprovado método de gestão e marketing. Desde o ano 2000 colaboram com vários projetos ligados à restauração, abertura e gestão de restaurantes e bares, organização de eventos, consultoria e direção hoteleira.
