Carrinho

Inovação na indústria cerâmica: um passo para a Sustentabilidade, por Cátia Oliveira

O desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos alinhados com as preocupações de sustentabilidade é um dos novos paradigmas da inovação.

Segundo a APICER, “A indústria nacional de cerâmica dedica grande parte dos seus esforços e recursos às questões relacionadas com o meio ambiente, tendo sido um dos primeiros sectores a desenvolver uma forte consciência ambiental.”

Assim, esta preocupação com o meio ambiente e, em paralelo, o investimento em inovação, têm contribuído para aumentar a sustentabilidade desta indústria.

Num sector caracterizado pela produção em massa e que utiliza recursos significativos, têm surgido diversas iniciativas para a sustentabilidade.

Consideremos alguns exemplos:

  • Sustentabilidade das matérias-primas: a utilização / reutilização de matérias-primas recicláveis ou provenientes de fontes renováveis e, em particular, o recurso a materiais anteriormente desperdiçados (pela própria indústria ou por outras indústrias).
  • Aumento da eficiência energética: a redução do consumo energético nos processos de produção com a adoção de, por exemplo, fornos mais eficientes, sistemas de recuperação de calor, automação de processos e processos alternativos de fabrico (impressão 3D, cozeduras por processos alternativos).
  • Minimização de resíduos e emissões: implementação de medidas que visam a redução do desperdício de matéria-prima e energia, bem como a redução de resíduos sólidos e emissão de gases poluentes. A adoção de fontes de energia renováveis.
  • Desenvolvimento de produtos ambientalmente conscientes: a reciclagem de resíduos cerâmicos, reutilização de recursos hídricos e energéticos, a produção de bens duráveis e passíveis de reciclagem contribuem para a transição da indústria cerâmica para uma economia circular.
  • Captura e armazenamento de carbono: a implementação de tecnologias de captura e armazenamento de carbono na produção de cerâmica ajuda a mitigar as emissões de CO2 da indústria, garantindo um processo de fabrico mais sustentável.
  • Responsabilidade social e corporativa: A implementação de políticas e programas voltados para o bem-estar dos trabalhadores e comunidades locais, nomeadamente programas de voluntariado corporativo; parcerias com organizações sociais; compromisso com diversidade e inclusão, transparência e ética de negócios, entre outros.

Assim, podemos concluir que, a inovação na indústria da cerâmica é um alicerce para o desenvolvimento sustentável, mas também um veículo para aumentar a competitividade global e enfrentar os desafios ambientais.

Através da adoção de novas tecnologias, materiais e a integração de práticas de responsabilidade social e ambiental, as empresas desta indústria estão preparadas para responder e liderar a transformação do mercado na direção de um futuro mais ecologicamente equilibrado.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira – Junior Marketing Manager na HiSeedTech

Nasceu em Barcelos, licenciou-se em Marketing e tem um mestrado em comunicação audiovisual. Atualmente é Junior Marketing Manager na HiSeedTech – uma associação sem fins lucrativos que fomenta a interligação entre a investigação científica e o mercado, apoiando a transferência de tecnologia seja por inovação aberta seja pelo suporte à criação de start-ups.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email