O desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos alinhados com as preocupações de sustentabilidade é um dos novos paradigmas da inovação.
Segundo a APICER, “A indústria nacional de cerâmica dedica grande parte dos seus esforços e recursos às questões relacionadas com o meio ambiente, tendo sido um dos primeiros sectores a desenvolver uma forte consciência ambiental.”
Assim, esta preocupação com o meio ambiente e, em paralelo, o investimento em inovação, têm contribuído para aumentar a sustentabilidade desta indústria.
Num sector caracterizado pela produção em massa e que utiliza recursos significativos, têm surgido diversas iniciativas para a sustentabilidade.
Consideremos alguns exemplos:
Assim, podemos concluir que, a inovação na indústria da cerâmica é um alicerce para o desenvolvimento sustentável, mas também um veículo para aumentar a competitividade global e enfrentar os desafios ambientais.
Através da adoção de novas tecnologias, materiais e a integração de práticas de responsabilidade social e ambiental, as empresas desta indústria estão preparadas para responder e liderar a transformação do mercado na direção de um futuro mais ecologicamente equilibrado.
Cátia Oliveira
Cátia Oliveira – Junior Marketing Manager na HiSeedTech
Nasceu em Barcelos, licenciou-se em Marketing e tem um mestrado em comunicação audiovisual. Atualmente é Junior Marketing Manager na HiSeedTech – uma associação sem fins lucrativos que fomenta a interligação entre a investigação científica e o mercado, apoiando a transferência de tecnologia seja por inovação aberta seja pelo suporte à criação de start-ups.