Fábrica
Criada com recurso a equipamentos da mais avançada tecnologia de origem alemã e matérias-primas nacionais e estrangeiras rigorosamente selecionadas, a porcelana Costa Verde prima pelo elevado índice de qualidade.
A fábrica conta com um impressionante parque de máquinas:
0
Máquina de enchimento automático
0
Forno de decoração com 60 metros
0
Prensas isostáticas
0
Fornos de vidrado com 60 e 75 metros
0
Fornos de chacota com 50 e 65 metros
0
Máquinas de enchimento em alta pressão
0
Máquinas de contramoldagem do tipo Roller
Eficiência energética
A Costa Verde monitoriza os tipos de energia consumida nos diferentes equipamentos. Foram instalados sistemas de recuperação de ar quente que permitem a redução das emissões de CO2 e uma diminuição de 10% nos custos energéticos.
Em parceria com a Helexia, foram colocados 3.696 painéis fotovoltaicos na cobertura das instalações da Costa Verde, dando origem a uma central com a potência de 1.000 Kw.
A produção de energia elétrica para autoconsumo resultou em múltiplas vantagens:
- Redução de 20% nos custos com energia elétrica;
- Melhoria em 3,5% da eficiência energética;
- Produção de energia limpa e 100% renovável (menos 620 toneladas de CO2 emitidas por ano);
- Produção própria de 25% da energia elétrica consumida;
- Rentabilização da cobertura da fábrica.
Projetos
Projeto FLASHPor
Projeto FLASHPor
O Projeto FLASHPor, realizado em parceria com a Universidade de Aveiro e a Cerinnov, visa estudar a utilização da tecnologia FLASH no processo de sinterização da porcelana. Pretende-se desenvolver novas composições de porcelana e fornos recorrendo à cozedura por FLASH.
Saiba mais aqui!
Cerwave
Cerwave
Focado na cozedura de porcelana assistida por micro-ondas, com o objetivo de reduzir o consumo energético, obter ciclos de cozedura mais curtos e reduzir as emissões de CO2.
Robocer
Robocer
Projeto de impressão 3D em pasta de porcelana.
Scanner 3D – Reverse Engineering
Scanner 3D – Reverse Engineering
Tem como objetivo a digitalização imediata em 3D de todo e qualquer produto, molde ou objeto, obtendo perfis e cotas de uma forma muito rápida e a cores.
Kaizen
Kaizen
Através da reestruturação e otimização nos postos de trabalho, este projeto iniciado em 2007 melhorou a produtividade e o lead time do produto. Numa segunda fase, foi implementado aos setores administrativo e comercial, estando neste momento toda a organização orientada sob o Sistema Kaizen.
Printcer3D
Printcer3D
Solução de impressão 3D por inkjet em pó de porcelana.
FRHM – Fully Ready Handle Machine
FRHM – Fully Ready Handle Machine
Projeto inteiramente desenvolvido pela Costa Verde que resultou na criação de uma máquina de enchimento em alta pressão aplicado à produção de asas prontas para colagem. O equipamento é comercializado pelo construtor alemão SAMA.
Prensa Isostática de Chávenas
Prensa Isostática de Chávenas
Máquina que permite a colagem robotizada de asas permitiu ganhos de 25% no custo de produção e uma melhoria de 31% na qualidade.
MES – Manufacturing Execution System
MES – Manufacturing Execution System
Solução desenvolvida pela Critical Manufacturing lê em tempo real os dados gerados por equipamentos inteligentes, tais como autómatos, robots e sensores, e permite à Costa Verde uma maior eficiência operacional. Assim, as encomendas dos clientes são tratadas nos equipamentos produtivos, em comunicação direta com o ERP. A iniciativa explora algumas conceções inovadoras no âmbito da Indústria 4.0, estando a Costa Verde preparada para alargar o conceito no futuro.
Premicer
Premicer
Iniciativa desenvolvida em parceria com o INL e o CTCV que visa melhorar as características técnicas do produto através da aplicação da nanotecnologia.
Minimum
Minimum
Projeto de criação de peças de porcelana ecológicas desenvolvido pela Costa Verde em parceria com o CTCV, o CENCAL e o LNEG. Da utilização de matérias-primas recicladas, provenientes das lamas da estação de tratamento de águas, resulta um conjunto de cozinha multifuncional e amigo do ambiente, resistente ao micro-ondas, forno, frigorifico e congelador.