Tudo indica que 2024 será mais um ano recorde para o Turismo nacional. Vejamos:
Os EUA (líderes do número de hóspedes na Grande Lisboa) assumem o terceiro lugar em termos de número de hóspedes em Portugal, sendo apenas ultrapassados pelo Reino Unido e Espanha; valor que importa destacar pelo perfil e gasto médio do turista do EUA em Portugal.
Não pode por isso deixar de ser considerado um ano positivo para a hotelaria nacional, com os proveitos a crescerem muito acima da inflação e o aumento das margens operacionais. Os maiores desafios do ano de 2024 terão sido (1) a captação e retenção de recursos humanos e (2) o aumento dos custos operacionais, por via do aumento de salários, matérias-primas ou energia.
2024 fica também marcado pela decisão relacionada com a localização do novo aeroporto de Lisboa e o anúncio da Estratégia Turismo 2035, que balizará o desenvolvimento turístico de Portugal na próxima década.
Reforça-se o interesse de investidores e operadores hoteleiros internacionais em Portugal, assim como no desenvolvimento de serviced apartments e branded residences; sendo o aumento do valor dos terrenos | prédios e dos custos de construção fatores que condicionam as decisões de investimento,
Deve ser por isso encarado com otimismo o ano de 2025, mantendo a trajetória que levou Portugal ao top dos rankings mundiais da competitividade no setor.
Eduardo Abreu – Partner da neoturis.
A Neoturis é uma empresa de consultoria, estratégica e de negócio, direcionada para o acompanhamento do sector do turismo, entretenimento e lazer.
Em atividade desde Novembro de 2000, o objetivo é apoiar exclusivamente empresas, públicas e privadas, em iniciativas e oportunidades associadas ao sector.