Revestimentos funcionais e inteligentes para porcelanas

O que é o PorCoating?

O projeto PorCoating visa o desenvolvimento de revestimentos funcionais e decorativos para porcelanas, assim como o desenvolvimento de materiais e metodologias para o aumento da sua resistência mecânica. Mais concretamente ao nível dos revestimentos, o objetivo passa por desenvolver materiais que permitam aumentar a resistência ao metal marking, fenómeno que representa um elevado desperdício de peças; assim como o desenvolvimento de materiais termocrómicos, que poderão apresentar funcionalidades decorativas, mas também funcionais, como a indicação de informação (estado quente/frio dos alimentos).

Para a concretização dos objetivos, serão aplicadas técnicas de Physical Vapour Deposition (PVD) e de Digital Printing (DP), bem como otimização de design e modificação da pasta cerâmica, assegurando a conjugação tecnológica com a funcionalidade/decoração.

O projeto PorCoating apresenta características transversais que exploram novos conhecimentos e tecnologias, aplicando-as às atividades económicas envolvidas, nomeadamente por meio do conhecimento multidisciplinar, da exploração de sinergias e transferência de tecnologia entre setores que mobilizam as mesmas bases tecnológicas, maximizando assim a exploração da cadeia de valor.

Metal Marking VS Resistência Mecânica

Metal Marking

Um dos grandes constrangimentos existentes no setor das porcelanas são as “marcas cinzentas” criadas devido à fricção de utensílios, maioritariamente de natureza metálica como facas, colheres e garfos, com a porcelana. Para além do impacto visual que causam, estas marcas podem também vir acompanhadas de pequenas fissuras e arranhões no vidrado, que causam danos à porcelana e têm um impacto direto na limpeza/higienização das mesmas, dado que permitem a acumulação de impurezas e bactérias, levando à redução do tempo de vida e à degradação estética dos produtos.

Resistência Mecânica

A ocorrência de falhas mecânicas na estrutura da porcelana (fissuras, lascas ou quebras) pode derivar do impacto mecânico ou do choque térmico. Tipicamente, as porcelanas possuem uma elevada resistência ao impacto, no entanto, as bordas de pratos e pegas de copos/chávenas estão sujeitas a maior risco de falha mecânica (pontos de fragilidade). Assim, existem algumas
abordagens a considerar na melhoria da resistência mecânica das porcelanas, nomeadamente: (1) aditivação da pasta; (2) alteração da composição da camada de vidrado; e (3) otimização do design das peças de porcelana.

Desafios principais

Objetivos do Projeto

Consórcio

Links

Cofinanciado por: