Será possível criar produtos de porcelana com recurso a técnicas de manufatura aditiva, auxiliadas por sistemas de Inteligência Artificial e Realidade Misturada?

.Esta é a questão que se coloca e à qual se pretende responder através do projeto LaserCer, ao longo do qual se procurará investigar e validar a utilização de tecnologias de Sinterização Seletiva a Laser integradas com tecnologias computacionais avançadas.

O que é o LaserCer?

O projeto LaserCer pretende promover a transformação digital do setor empresarial da cerâmica, que se encontra alicerçado num sistema produtivo robusto, mas com processos de fabrico convencionais e comuns a várias empresas e subsetores da cerâmica. 

O projeto pretende investigar e validar a utilização de tecnologias de Manufatura Aditiva (MA) integradas com tecnologias computacionais avançadas no processo de Design e de produção, com o objetivo de criar produtos disruptivos no setor da porcelana a partir de processos de fabrico otimizados. Desta forma, o projeto pretende inovar o processo de design e manufatura de peças de porcelana, recorrendo assim à utilização de tecnologias de MA, no caso a Sinterização Seletiva a Laser, auxiliadas por sistemas de IA e Realidade Misturada.

Porquê utilizar tecnologias de Manufatura Aditiva?

A Costa Verde foi pioneira no estudo e investigação da aplicabilidade de tecnologias de MA no contexto da porcelana de mesa, contribuindo ativamente para o desenvolvimento destas tecnologias através de projetos como o RoboCer e o Printcer3D. Foi assim possível explorar a flexibilidade na produção de produtos com geometrias complexas e disruptivas, com recurso a tecnologias de robocasting e binder jetting. No âmbito, no presente projeto, procurar-se-á voltar a impulsionar o crescimento da MA de materiais cerâmicos fabricados por SLS, tirando partido da diversidade de materiais disponíveis e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas.

Em particular, as tecnologias MA assentam sobretudo no domínio do digital e da inovação, pois por definição são tecnologias que permitem construir modelos reais, a partir de dados virtuais, através de princípios de construção “camada a camada”. Surgem então inúmeras áreas de estudo – quer seja nos materiais, robótica, programação, automação – que estão diretamente relacionadas com a MA, e outras que estão indiretamente relacionadas, como são os casos da cadeia de valor, reciclagem, reaproveitamento, otimização e design.

No setor da porcelana, as tecnologias de MA propiciam também uma relação única entre a tecnologia e o design de autor, devido ao seu potencial para a manufatura de peças únicas, escultóricas, orgânicas, assim como de geometrias funcionais, rompendo com os processos de produção convencional e expandido assim os limites da liberdade criativa dos designers de produto. 

 

Tecnologias utilizadas

SLS indireta

A tecnologia de SLS indireta (iSLS) apresenta-se como uma tecnologia de sinterização a laser que recorre à utilização de ligantes poliméricos e pós de porcelana, possibilitando assim a produção de peças finas e de geometria complexa

IA e Realidade Misturada

O desenvolvimento de ferramentas digitais especificas para apoiar o design de produtos cerâmicos para tecnologias de MA é uma mais-valia para o setor da porcelana, com especial foco para as tecnologias computacionais emergentes baseadas em IA ou de Realidade misturada (Virtual/Aumentada (VR/AR)).

Objetivos do Projeto

Inovação no processo de desenvolvimento de produtos no setor da porcelana, através do desenvolvimento e incorporação de tecnologias digitais no design de peças de porcelana com características otimizadas para processos de MA

Inovação no processo de fabrico de produtos de porcelana, através do desenvolvimento de novos sistemas flexíveis e inteligentes de manufatura no sistema de produção da Costa Verde, baseados em tecnologias de MA e tecnologias computacionais avançadas, como IA e RM

Desenvolvimento sustentável de novos materiais cerâmicos através de iSLS

Consórcio

Cofinanciado por: