
A Costa Verde apoia a Associação Portuguesa da Classe Vouga, organismo que promove o turismo náutico na Ria de Aveiro, através da oferta de atividades relacionadas com a classe Vouga.
Esta associação tem uma vasta experiência na organização de regatas e outros eventos náuticos, que enriquecem de sobremaneira a oferta da Estação Náutica de Ílhavo.
O Vouga é a única classe de vela com origem portuguesa reconhecida pela Federação Portuguesa de Vela. Criado no final dos anos 1920 na Costa Nova, Ílhavo, pelo mestre construtor António Gordinho, rapidamente se expandiu para outras regiões do país, como Lisboa, onde foi utilizado pela Mocidade Portuguesa para treino de vela. Com um comprimento entre 6 e 6,25 metros e uma área vélica de 24 metros quadrados, o Vouga destaca-se pela sua elegância, conforto e velocidade. Originalmente construído inteiramente em madeira, atualmente permite-se o uso de casco em fibra de vidro, desde que elementos essenciais como o convés, o mastro, a retranca e a cana do leme permaneçam em madeira.
Esta colaboração surge em coordenação com as várias políticas e estratégias associadas à sustentabilidade na Costa Verde, onde a tomada de decisão têm em conta a comunidade em que se insere e o ambiente onde atua, considerando no exercício da sua atividade o respeito pelos direitos humanos, a proteção do ambiente, o cumprimento de normas sociais, o respeito pelos valores éticos e o investimento na valorização pessoal.