
A Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos realizou o seu XIII Capítulo, um evento marcado pela união de mais de 50 confrarias de todo o país, dedicado à celebração da figura icónica da “Mulher Gandareza”, um ato de reconhecimento à força, resiliência e contribuição das mulheres rurais e onde ainda se destacou a importância de preservar as tradições gastronómicas como forma de manter viva a identidade cultural, conectando-se às raízes profundas da região.
A Costa Verde, Confrade de Honra, associou-se uma vez mais a este momento, marcando presença e tendo sido responsável pela produção da peça oficial que foi oferecida a todas as confrarias presentes e demais entidades oficiais.
A Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos foi fundada a 8 de março de 2009, com sede em Vagos, Portugal, e tem como missão dignificar a gastronomia tradicional portuguesa, em particular a vaguense. O nome “As Sainhas” refere-se a uma iguaria típica da região, composta por rojões feitos a partir do redenho do intestino do porco. Fritas até ficarem estaladiças e com um delicado aspeto rendilhado, estas delícias culinárias são um testemunho do engenho e da tradição gastronómica local.
Esta confraria é exclusivamente constituída por mulheres, destacando a sua importância na preservação e promoção das tradições culinárias da região. Através de diversas atividades e eventos, a Confraria Gastronómica “As Sainhas” empenha-se em manter viva a herança cultural vaguense, celebrando a riqueza e diversidade da sua gastronomia.