A Costa Verde associou-se a Nelson Marques na sua última obra CHEFS SEM RESERVAS: TERCEIRO PRATO, que teve a sua apresentação no passado dia 17 no restaurante Sauvage, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Chefs Sem Reservas é muito mais do que uma coleção sobre o mundo da alta-cozinha; é uma jornada pelas histórias de vida dos alquimistas que, com as suas mãos hábeis e mentes criativas, transformam ingredientes em magia. Através de dezena e meia de conversas intimistas, este terceiro volume volta a revelar os segredos, as memórias e as confissões de alguns dos melhores chefs de Portugal e do mundo. O desafio será descobrir os percursos que os levaram até ao topo e os desafios que enfrentaram ao longo do caminho, numa incessante busca pela perfeição e conhecer as histórias de quem começou a lavar pratos e se tornou no maior nome da gastronomia nas últimas três décadas ou de quem trocou os relvados de futebol pelas cozinhas, entre muitas outras histórias inspiradoras. Cada uma delas é uma janela para um mundo onde a paixão e o sacrifício andam de mãos dadas e um farol para todos aqueles que procuram uma vida de sucesso. É com uma enorme honra e gosto que a Costa Verde aceitou o convite do Nelson Marques para colaborar nesta terceira obra.
Nelson Marques foi jornalista durante mais de duas décadas, tendo passado pelas redações do Expresso, onde foi coordenador da Revista, e do Público. Colaborou com a SIC, a RTP e inúmeros meios nacionais, e escreveu em várias publicações internacionais, como The Guardian (Inglaterra), El Mundo (Espanha), The Jerusalem Post (Israel) e Época (Brasil). Publicou centenas de reportagens, revelou um escândalo de assédio sexual envolvendo o ex-presidente da FIFA, Sepp Blatter, cobriu as eleições que levaram Bolsonaro ao poder no Brasil e entrevistou algumas das mais importantes personalidades do planeta, de Al Gore a Anthony Bourdain, passando por Philippe Starck, Renzo Piano, Christian Louboutin, David LaChapelle, Katy Perry, Ronaldinho Gaúcho e muitos outros, entre vencedores de prémios Nobel, Óscares, Emmys, Grammys e Pulitzers. O seu trabalho foi distinguido pelo Clube Português de Imprensa, Liga Portuguesa Contra o Cancro, European Best Cancer Reporter Award, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Gourmand Awards. É autor dos livros Filhos da Quimio (2018), Chefs Sem Reservas (2019), Os Homens Também Choram (2021), Chefs Sem Reservas: Segundo Prato (2022) e O Sucesso Está Nos Detalhes (2023). Escreveu ainda Futuro, um dos volumes da obra que assinala os 150 anos da Corticeira Amorim. Acredita, talvez ingenuamente, que são os livros que vão salvar o mundo dos bárbaros.
Parabéns e obrigado Nelson!